terça-feira, 17 de maio de 2016

No Direction Home

No Direction Home realizado por Martin Scorsese

Os cinco nos da vida e obra de Bob Dylan que medeiam entre 1961 e 1966 em que vindo de uma pequena cidade mineira no interior do Estado do Minesota se afirmou na cena musical norte-americana e internacional como um original cantor de raiz folk de canções de intervenção, marcadas por letras de grande beleza e profundidade.

Temas como Hard Rain e Blowing in the Wind são emblemáticos deste periodo que termina com o acidente de moto de Dylan em Julho de 1966 e que o levou a um longo período de reclusão e de afastamento da atividade musical.

Bem retratada está acesa polémica sobre a eletrificação da música, inicialmente acústica, de Bob Dylan, com amigos e fãs a contestar essa aparente aproximação ao rock e vista como uma “traição” quer à forma do género (folk) quer do espirito, visto que o som elétrico era percecionado como sendo mais comercial.

Um filme que recria toda uma atmosfera vibrante dos anos 60 na América e da contracultura nascida do embrião da geração beat e do perigo constante da deflagração de uma guerra nuclear.

Indispensável para quem pretenda conhecer os primeiros anos da carreira de Bob Dylan, mas também para quem queira compreender a sociedade dos anos 60 nos Estados Unidos.



Realização: Martin Scorsese
Produtores: Susan Lacy, Jeff Rosen, Martin Scorsese, Nigel Sinclair,
Anthony Wall
Fotografia: Mustapha Barat
Data lançamento: 2005


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário