segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O vendedor de Pulsa



O Vendedor de Pulsa (Ida Nebe Fa’na Pulsa) de Francisco Rosas

Uma história e um ato de generosidade. Quando a vida irrompe pela tela e toma o papel de ator central.

Um documentário sobre a influência do Bispo Jaime Goulart na implantação do catolicismo em Timor e na afirmação da identidade nacional desse povo corajoso. Testemunhos de quem o conheceu e de quem não tendo com ele privado assistiu ao crescimento da sua obra, feita praticamente sem meios mas com perseverança e determinação.

A história verídica de um rapaz que vende pulsa (impulsos telefónicos sob a forma códigos pré pagos) nas ruas e mercados de Dili e que teima em aprender português e em sonhar mais alto do que a vida lhe destina.

Realização: Francisco Rosas
Produção Executiva: Ricardo Dias
Desenho Gráfico: Mariana Pereira
Ano: 2016



O Sol do Marmeleiro



O Sol do Marmeleiro realizado por Victor Erice

O grande pintor espanhol contemporâneo Antonio López pretende pintar um marmeleiro de um pequeno quintal de Madrid. Durante alguns meses persiste esta sua tentativa de capturar, primeiro numa tela e depois num desenho, o emaranhado de cores e tons que o sol desenha nas folhas e nos fruto da pequena árvore mas que a chuva e o passar dos dias e das estações vão alterando sem piedade.

Um documentário que nos revela a vida de um criador artístico, os métodos, as técnicas, mas também os amigos, a família, os clientes e os admiradores envolvidos, cada um da sua maneira, no processo de criação. O marmeleiro por seu lado, indiferente ao paisagista, sob o nosso olhar concentrado no ato criativo, segue o seu ciclo natural de florescer, frutificar, amadurecimento do marmelos e sua libertação na natureza.   


Filme de estrutura bem definido, apresentado cronologicamente mas em que em cada momento nos mostra uma faceta nova e um ângulo diferente da vida do pintor no seu labor.


Realizador: Victor Erice
Música: Pascal Gaigne
Fotografia: Javier Aguirresarobe e Ángel Luis Fernández
Com: Antonio López, Maria Moreno, Enrique Gran
Ano: 1992
Prémios: Prémio Especial do Júri do Festival de Cannes 1992; Hugo de Ouro do Festival de Chicago de 1992; Prémio de melhor realização do ADIRCE de 1992